MULHERES SUPERPODEROSAS

By Outubro 31, 2017#ChegarLa
MULHERES SUPERPODEROSAS

MULHERES SUPERPODEROSAS

Empoderamento é uma das palavras mais utilizadas nos dias de hoje. Um termo que tem atrelado a si outras questões cruciais para qualquer ser humano, como a autoestima, por exemplo. Aprender a se amar é um dos passos mais importantes para qualquer pessoa trabalhar as suas potencialidades.

Quando se trata de autoestima, é inevitável falarmos sobre os padrões de beleza irreais impostos pela sociedade a nós mulheres. Ao fazermos o recorte para mulheres negras e gordas, os impactos causados por esses mesmo padrões são ainda maiores e nocivos, resultando, muitas vezes, em quadros de depressão e até tentativa de suicídio.

Por isso, sempre que fico sabendo de projetos que valorizam todos os tipos de beleza feminina eu faço questão de enaltecer. É o caso da iniciativa criada pela Luana Xavier, minha querida amiga, produtora executiva da minha peça De perto ela não é normal e neta da maravilhosa atriz Chica Xavier. Batizado de Melanin, a iniciativa celebra em poderosas imagens a beleza de mulheres negras de diversos formatos de corpo.

Identidade Negra é outro projeto fotográfico maravilhoso que trabalha com essa temática. Criada pela estudante de fotografia Jessyca Alves e pela expert da moda Rosana Theodora, a iniciativa buscou celebrar a beleza e a identidade da mulher negra brasileira. Encontradas por meio do Facebook, as mulheres retratadas, com idades entre 14 e 49 anos, também escreveram depoimentos sobre as dificuldades que já enfrentaram na vida por conta dos padrões de beleza impostos pela sociedade. “Passei minha vida toda sem saber quem eu era, sem ter conhecimento das minhas origens, da minha raça. Eu não sabia qual era minha verdadeira identidade”, afirmou a estudante em entrevista ao Buzzfeed Brasil.

Destaco também o projeto Superafro: O poder da mulher negra desenvolvido há três anos pelo jornalista Weudson Ribeiro e que registra, de maneira espontânea, a beleza das mulheres negras moradoras de Brasília. A iniciativa visa dar voz e, principalmente, visibilidade a esse tipo de beleza tão nosso, mas ainda bastante discriminado.

Ações como essas são importantes pela mensagem que transmitem: a de que nós mulheres podemos ser quem somos sem ter vergonha alguma de aceitar nossas características naturais ou precisar se enquadrar em padrões para nos sentirmos aceitas e felizes. Precisamos sempre ter em mente que são essas singularidades que nos fazem únicas e interessantes. Viva todas as belezas, viva todos os corpos. Salve a beleza da mulher brasileira!

Leave a Reply