UM BRINDE AO TEATRO

By Novembro 13, 2017#ChegarLa
Um brinde ao teatro

UM BRINDE AO TEATRO

O teatro sempre fez parte da minha vida. Quando criança, eu costumava criar cenas inteiras na varanda da casa de Araruama e fazer apresentações improvisadas para os meus vizinhos vestida de Mulher Maravilha. Atuar sempre foi minha brincadeira preferida, um espaço no qual eu conseguia extravasar tanto a minha criatividade, quanto a minha hiperatividade – Felipão, meu pai, agradecia, hahahahahahahaha

Com o tempo, a brincadeira foi ficando séria e se transformou em um amor arrebatador. Eu dei os meus primeiros passos como atriz ainda adolescente no Tablado, tendo como mentora a querida Camilla Amado (que sorte a minha!).

Mas o teatro em si foi a minha grande escola profissional. Foi nele que aprendi o que é ser uma atriz completa e vivenciei algumas das minhas mais inesquecíveis experiências profissionais. O teatro também me encorajou a correr atrás dos meus sonhos e me ensinou a importância de ser uma atriz/produtora para dar vida à minha visão criativa, um aprendizado que eu coloquei em prática desde o início, com o espetáculo Do Outro Lado da Tarde, ao lado da minha amiga Maria Maya, e que exercito até hoje, com a minha peça De Perto Ela Não é Normal, há 15 anos em cartaz – e que em breve ganhará uma versão no cinema #aguardem!

Mas a minha grande gratidão com o teatro está ligada ao meu contato direto com vocês, meu público amado. A comunhão do ator com a plateia é algo mágico e especial e uma das coisas que mais me emocionam enquanto artista. Disse certa vez o escritor Carlos Drummond de Andrade que o ato de ir ao teatro é como ir à vida sem nos comprometer.

Concordo plenamente. Ir ao teatro, mais que um programa cultural, é uma iniciativa quase terapêutica. Costumo dizer que cada apresentação é única e especial e que todos os elementos envolvidos nessa grande celebração da vida (atores em cena e plateia) saem transformados ao fim de cada espetáculo.

Mas por que você decidiu falar sobre teatro hoje, Suzi?, alguns de vocês podem estar se perguntando. Bom, meus amores, fora a minha já declarada paixão por esta expressão artística milenar, o que me motivou a falar sobre assunto com vocês é que hoje, 19 de setembro, é comemorado o Dia Nacional do Teatro.

Fiquei curiosa em saber como é a relação de vocês com o teatro. Temos atores por aqui? Vocês têm atores mirins na família (quem sabe um filho, sobrinha ou vizinha que, assim como a Suzi pequena, organiza espetáculos caseiros para a família inteira, hahahahahaha). Me contem nos comentários!

 

Leave a Reply