QUAL O PERFIL DA BRASILEIRA EMPREENDEDORA?

By December 21, 2017#ChegarLa
Mulher Empreendedora

QUAL O PERFIL DA BRASILEIRA EMPREENDEDORA?

A gente já falou aqui sobre o crescimento do empreendedorismo no Brasil, sobretudo o empreendedorismo feminino, mas, fica uma dúvida no ar, quem é essa empreendedora brasileira sobre a qual tanto falamos?

A Rede Mulher Empreendedora (RME) buscou responder essa questão e organizou, em 2016, o estudo Quem São Elas. O levantamento mostrou que a empreendedora brasileira tem, em média, 39 anos, quase 80% têm ensino superior completo ou mais, e mais da metade (55%) têm filhos – das que já são mães, 75% decidiram empreender depois da maternidade.

Mas para entendermos de fato o empreendedorismo feminino brasileiro, precisamos analisar outros importantes aspectos. Por exemplo, somente 20% das mulheres empreendedoras são negras e pardas. Não podemos falar sobre esse tema sem mencionar as empreendedoras de classe C. Uma pesquisa feita pela RME revelou que, nas classes C e D, as mulheres empreendedoras têm negócios voltados, principalmente, ao comercio, e se utilizam dos dotes adquiridos ao longo da vida.

Por conta disso, a maior parte delas costuma trabalhar com alimentos ou com confecção de roupas, por exemplo. Por empreenderem sem nenhum conhecimento teórico a respeito de administração, planejamento e organização, por exemplo, (seja por dinheiro ou por jornada dupla), elas estão mais sujeitas a verem seus negócios falirem do que as suas colegas de outras classes sociais.

Erros como misturar finanças pessoais com as da empresa, dificuldades no momento de solicitar crédito para capital inicial, acreditar que o negócio se sustentará na originalidade de um produto, não gostar do ramo de mercado escolhido, contratar pessoas por afinidade e não competência, são os principais erros cometidos por elas no processo. Por isso, é extremamente importante, ao decidir embarcar no empreendedorismo, que nós mulheres estejamos munidas de informação ou cercadas por pessoas com as quais podemos obtê-las. Empreender é um universo muito interessante, mas bastante complexo e repleto de desafios diários para os quais temos de estar preparadas.

Leave a Reply